O que é o Balanço Patrimonial de uma Empresa


Representado pela sigla BP ou também chamado de “balanço contábil”, o balanço patrimonial é a principal demonstração financeira de uma empresa.

O BP é o relatório criado com o intuito de representar o resultado de todos os movimentos financeiros de uma companhia após um determinado período – que, geralmente, é de 1 ano.

Este registro apresenta todos os bens, investimentos e fontes de recurso. É uma análise sincera da saúde financeira do seu negócio, detectando se ele está no momento ideal para inovar e investir, ou pisar no freio e cortar gastos.

Só é possível gerar um balanço patrimonial coerente se a documentação do fluxo financeiro for precisa e organizada. Caso contrário, o BP perde o seu intuito de apresentar ao empresário o resultado fiel do que ele tem de bens em seu negócio.

Para que serve o Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é como uma grande foto da área financeira do seu negócio em um determinado momento. É o que você precisa para analisar o comportamento do dinheiro em sua empresa e entender o que ela precisa no momento.

A principal missão do balanço patrimonial é entender de onde vêm e para onde vão os recursos financeiros recebidos pela empresa. Assim, o gestor pode tomar decisões que tornem esta movimentação cada vez mais benéfica ao crescimento do seu negócio.

O planejamento estratégico depende, em grande parte, da informação que o balanço patrimonial oferece, justamente por isso: você não pode planejar muita coisa se não tem conhecimento preciso de como está seu financeiro.