Abertura e Encerramento de Empresas

Sabemos que o processo constitutivo de uma empresa no Brasil é um tanto quanto burocrático. Afinal empreender em nosso país está cada vez mais desafiador.

Para se legalizar uma empresa, desde os atos constitutivos até a liberação das inscrições necessárias, tais como: CNPJ, INSCRIÇÃO ESTADUAL, ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO, ETC, o empresário necessita do acompanhamento de um profissional especializado, sobretudo com conhecimento tributário e societário para melhor enquadramento e formalização dos documentos constitutivos.

Quando falamos em processo de encerramento por baixa, o cenário é bem parecido. Assim como na formalização/legalização, no processo de baixa, os empresários também precisam do acompanhamento de um profissional técnico para concretude dos atos.

O direito empresarial e societário permite diversas formas de constituição, notadamente no tipo de societário (sociedades limitadas, empresário individual, sociedade simples, etc). Pode parecer que não, mas a escolha correta do tipo de sociedade pode ser estratégica tendo em vista a responsabilidade do empresário ou dos sócios administradores.

A título de esclarecimentos, segundo estatística do SEBRAE, cerca de 1/3, ou seja aproximadamente 30% das novas empresas encerram suas atividades no primeiro ano de funcionamento, e quando o período analisado é de 5 anos esse percentual tem um aumento considerável.

A forma de evitar que isso aconteça, perpassa por um bom planejamento, por um estudo detalhado sobre o negócio e suas vertentes e ainda pela melhor escolha do tipo societário e do regime tributário a ser adotado. Feitas as análises necessárias e elaborado o planejamento estratégico para a abertura do empreendimento, o próximo passo é a formalização.

Nós da Contabilidade São Judas Tadeu estamos prontos para lhe assessorar na formalização do seu negócio e daremos o suporte necessário para que seu empreendimento perdure no tempo, fugindo assim das estatísticas levantadas pelo SEBRAE.

CONTE CONOSCO!!!!!

Outros Serviços

Área Societária

Direito Societário (Corporate Law, em inglês) é o ramo do Direito relacionado ao estudo das sociedades empresárias (dentre as quais se destacam a ...

Leia Mais

Área Fiscal

Prezado empresário, você sabe se o regime tributário adotado pela sua empresa é o mais adequado? Se o recolhimento e os aproveitamentos dos créd...

Leia Mais

Consultoria Empresarial

A consultoria contábil é importante para qualquer empresa, independente de seu tamanho, da sua forma de tributação ou de seu segmento no mercado. ...

Leia Mais